Prevenindo assaduras- Colunista Roberta Soares



A pele do bebê é sensível e pode sofrer com assadura ou dermatite de fralda. Essa reação é caracterizada por vermelhidão, inchaço, lesões em forma de bolinhas e descamação.
Uma das causas é a demora em trocar as fraldas, causando incômodo para o bebê por deixar a região muito tempo quente e úmida e outra causa é o uso de produtos inadequados.
Geralmente as mães de primeira viagem têm várias dúvidas sobre o assunto:
A alimentação pode interferir nas assaduras? Sim, principalmente quando os alimentos sólidos começam a ser introduzidos como complemento ao leite materno. Isso acontece em especial com os alimentos ácidos.
A primeira dentição provoca assaduras? A relação da dentição com assaduras é muito comentada e até mesmo vista com alguma freqüência. Durante o período da erupção dentária as crianças podem ter alterações como irritabilidade, vômitos e até diarréia, que, como conseqüência, pode provocar assaduras.
Usar amido de milho (maizena) ajuda na prevenção? O uso do amido é uma prática muito antiga. A primeira referência do uso para prevenção de assaduras remete ao período em que não existiam outros produtos para essa finalidade. O uso constante altera a hidratação natural da pele e pode provocar ressecamento e decamação, favorecendo a assadura.
Fralda de pano ou descartável? A escolha é dos pais. A higiene adequada é o fator principal para a prevenção da assadura, assim como o uso de uma pomada apropriada que atenda a finalidade de proteção. Algumas mães preferem pomadas transparentes, pois permite o acompanhamento visual da integridade da pele do bebê.
Lenços umedecidos ou algodão com água morna? A higiene do dia-dia deve ser feita com água morna e algodão. Quando necessário o uso de sabonete líquido neutro desenvolvido para bebê, também pode ser utilizado. O lenço umedecido é uma alternativa prática para uso em passeios e viagens. A pele do bebê é bastante sensível e, produtos que contenham substâncias químicas que possam deixar resíduos na pele, devem ser usados o mínimo possível.
Sabonetes com perfume pioram o problema? Sabonetes com perfume frequentemente contém em sua composição substâncias que podem causar irritações. É importante utilizar sabonetes próprios para bebês, hipoalergênicos, neutros e, de preferência, na forma líquida para facilitar o controle da quantidade de uso.
Bebês prematuros precisam de mais cuidados em relação às assaduras? O prematuro, embora muito pequeno e com a pele normalmente mais fina que a do recém-nascido, necessita dos mesmos cuidados para a prevenção das assaduras.
Existe uma grande variedade de produtos, mas a higiene é a melhor forma de proteger seu bebê. Testei alguns produtos e meu preferido é o Creme Preventivo de Assaduras da Turma da Mônica, devido sua praticidade para passar e limpar. Uso algodão e não lenço umedecido. O Matheus nunca teve assaduras, graças a Deus e nossa dedicação, aqui a troca é a cada 2h, 3h e sempre que ele faz cocô. Já trabalhei em creche e minhas colegas deixavam por horas as crianças sujas, eu não aguentava e eu mesma trocava (mesmo eles não sendo da minha turma). Acho uma falta de respeito com o bebê/criança.
E aí na sua casa, seu filho já teve assaduras? Conte como foi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio em parceria com Kitchen Care

Resenha DVD Bebê Mais

Dente de leite: o que fazer quando eles amolecem e caem?